Motivação

Corpo mais saudável em 3 focos: veja hábitos e dicas

vida saudável
BANNER-EBOOK

Oi gente, tudo bem com vocês?

O texto de hoje foi escrito por Felippe Alves do Blog Melhores Hábitos (http://melhoreshabitos.com.br/). Eu amei o texto e espero que vocês também amem! Vale muitíssimo a pena a leitura. Vamos lá!

por Felippe Alves:

Um corpo forte e saudável é capaz de tirar de encrencas das mais cabeludas. Para as doenças de pronto socorro não tem mais vez,  o velho mau humor vai ficando raro e o stress  tratado com serenidade e leveza. Ninguém vai levar a vida perfeita por estar preparado, contudo é inegável que estar em dia com a conta da saúde vai permitir lidar com os desafios e adversidades da vida em um outro nível. Não que devemos mecanizar a vida em um roteiro de treinamento a la Michel Phelps, mas criar uma rotina mínima que te ajuda a viver melhor.

Para atingir um bom nível de preparação é preciso olhar para diversos aspectos da vida, indo da saúde aos relacionamentos. Para quem já é familiar com a pirâmide de Maslow, podemos contar uma boa quantidade de  aspectos, mas mais teorias vão brotando e sendo decifradas dia a dia em novos aspectos e práticas: aumento da autoestima, mindfullness, etc. O que nos leva a infindáveis “caminhos” para ficar bem, juntamente com certa ansiedade de não conseguir tratar todos estes aspectos de maneira consistente. Neste post, então, vamos tentar explorar somente os aspectos que mais geram a preparação.  Afinal, o que nos deixa mais preparados para estar feliz, produtivo e atingir os objetivos do dia a dia? Simples: Sono,  alimentação e movimento.

Sono

O descanso é fundamental para manter seu corpo em ótimo funcionamento. Não dá para simplesmente pular esta etapa, sequer se enganar dormindo menos que o necessário. Eu sempre gostei de acordar cedo, mas ao mesmo tempo, sempre odiei dormir cedo. Acontece que sempre ficava meio sonolento durante o dia, muitas vezes cansado e isto atrapalhava minha rotina: não conseguia fazer tudo que tinha planejado. A preguiça fala alto, a procrastinação te domina. Mas, não para aí. Uma má noite de sono, além de não recuperar a energia para se ter uma dia fantástico pode trazer mau humor e impaciência. Vamos combinar que não é legal ficar o dia todo perto de alguém que dorme mal, certo?

Destaques: construa hábitos que adequem sua rotina e permitam o sono necessário. Às vezes, será preciso abrir mão de alguma atividade, inclua na lista TV, Netflix e as redes sociais, para se permitir dormir mais e ganhar qualidade no dia seguinte.

Alguns hábitos que sigo:

1 – dormir no mínimo 6 horas por dia e idealmente 7h;

2 – deitar às 23h com as luzes apagadas ( garantindo 30 minutos até que esteja efetivamente dormindo);

3 – não comer nada 1h antes de dormir, isto me permite um sono de maior qualidade;

4 – no período que estiver na cama (aqueles 30min) só me permitir leitura, utilizando livro ou Kindle, ou ainda o celular  (proibido redes sociais) com a tela com filtro azul.

Alimentação

Comer com objetivo  de ficar magro já é pra lá de conhecido, há mil dietas por aí disponíveis. Mas você já ouviu falar sobre comer para ser mais produtivo e ter mais energia? Uma dieta para ter saúde, energia e só por último com foco na estética. Eu sigo rigorosamente este pensamento, com uma dieta que me traz mais energia para aproveitar o dia. Sem cometer extravagâncias, sem ficar exageradamente paranoico ( rola um docinhos de vez em quando), mas que me traga saúde sempre, na maior parte do tempo.

Destaque: analise sua rotina e veja se algum tipo de alimentação  pode estar lhe roubando sua energia e saúde. É muito mais que o alimento escolhido, mas a quantidade, o modo de comer e os horários escolhidos.

Hábitos que eu sigo:

1- beber água necessária no dia, estar hidratado faz uma grande diferença no bom funcionamento do corpo ( falei sobre o tema neste texto)

2- evitar exageros ou comer demais. Você manda aquela feijoada e a leseira vem de carona, com certeza vai passar a tarde querendo um cochilo e uma atividade bem soft. Nada contra fazer isto, mas é bom saber o momento certo, no dia de trabalho, por exemplo, para mim não rola.

3- evitar comidas que façam mal a seu corpo. No meu caso, frituras de todos os tipos. Simplesmente por que eu meu corpo não cai bem. Tive um probleminha de estomago no passado e certamente isto colaborou. Hoje estou bem, mas já mesmo assim este tipo de comida não me deixa superbem, digamos assim. Não vou entrar nos méritos do bom ou mal da comida gordurosa, mas vamos focar aqui em entender o próprio corpo, evitando comidas que fazem mal.

4- não exagerar no café. Como reflexo da minha noite má dormida eu me mantinha em pé a base de muito café. Claro, que também não é nada saudável, então passei a  tomar a quantidade mínima segura, falei sobre isto em outro texto.

Movimento

Quando falamos de alguém saudável, logo pensamos em alguém correndo ou praticando exercícios rotineiramente. Apesar de ser preciso olhar para outras frentes, praticar exercícios é realmente um ótimo fator que traz saúde, disposição e prazer. Inquestionável aumento na qualidade da vida. Implementar uma rotina de exercícios pode não ser simples no primeiro momento, mas esta atividade pode efetivamente alterar os outros hábitos, como alimentação e sono, já que envolve um grande consumo de energia.

Destaque: tente incluir ao menos uma atividade com uma frequência de 3 ou 4 vezes na semana dentro de sua rotina. Planeje-se, durma bem e provavelmente não vai pular as primeiras tentativas. Um fator esta relacionado a outro, certo? Uma vez que entrou no ciclo, ficará mais fácil repetir. Falei sobre isto neste texto aqui.

Hábitos que eu sigo:

1 – praticar esportes idealmente todo dia, com no mínimo de 4 vezes na semana. Devo admitir, sou um daqueles viciados em esportes, pratico de tudo e sinto um prazer enorme em fazer todos os dias. Mas também sinto dificuldades, cansaço, muitos compromissos e doenças que me atrapalham. Mas, indo 4 vezes na semana já é bastante pra eu me sentir melhor, mais disposto e com uma melhor saúde.

2 – praticar uma nova atividade esportiva a cada 2 meses. A ideia é experimentar coisas novas, estimulando novos hobbies e mais vontade de praticar esportes.

Se você quer estar mais preparado para viver melhor, evitar doenças, ser mais produtivo e até ser mais feliz, olhe primeiro para estes 3 aspectos da vida e pense: o que estou fazendo em cada um deles? Lembre-se, se precisar mudar algo basta começar devagar e uma coisa por vez.

Gostaram? Não deixem de visitar o blog Melhores Hábitos.

Você já baixou meu E-book de 14 receitinhas dos Doces Famosos na Versão Magrinha? O E-book é GRÁTIS, aproveite e garanta o seu clicando AQUI.

e-book

Por hoje é isso, pessoal,

Beijos e até o próximo post!

Drika Magrafit

Gostou da dica?

Confira muito mais em meu Canal do YouTube, cadastre-se clicando aqui e fique por dentro das novidades. Toda semana você vai conferir vídeos novos de dicas para emagrecer, receitinhas fit, motivação e muito mais. Tenho certeza que você vai adorar….Te espero lá.

inscreva-se

Sobre a Autora

Drika Oliveira

Olá, eu sou a Drika Oliveira, tenho 33 anos e levo diariamente em minha vida um estilo fitness, saúdavel e com equilíbrio. Sempre tive muita dificuldade em obter o corpo que eu queria e descobri no mundo fitness muitas dicas que estão me ajudando. Por isto, vou compartilhar tudo aqui com você.

Comente

Clique aqui para comentar

Drika Oliveira

Olá, eu sou a Drika Oliveira, tenho 33 anos e levo diariamente em minha vida um estilo fitness, saúdavel e com equilíbrio. Sempre tive muita dificuldade em obter o corpo que eu queria e descobri no mundo fitness muitas dicas que estão me ajudando. Por isto, vou compartilhar tudo aqui com você.

Tópicos